Mobile World Congress: passado, presente e futuro

Terça, 01 setembro 2020

Barcelona tem sido, historicamente, uma cidade justa. Ano após ano, acontecem feiras dos setores mais importantes da economia na capital catalã. O Construmat, Alimentaria, Graphispak, etc. sempre colocaram Barcelona na vanguarda do mapa das feiras mundiais. Mas em 2006 uma feira muito especial chegou a Barcelona . Essa feira foi, por assim dizer, a joia da coroa no universo das feiras do setor. Estamos falando do Mobile World Congress ou, de forma popular, da feira móvel .

O Mobile World Congress é um evento econômico de classe mundial. Lá se encontram as principais marcas tecnológicas de tablets, smartphones, etc. para apresentar suas novidades. Os números que circulam pela feira móvel são estratosféricos: 2.400 expositores, cerca de 5.000 profissionais e CEOs, 3.800 jornalistas, mais de 100.000 visitantes, 381 voos privados, cerca de 29.000 quartos reservados em hotéis da cidade e arredores ... No total, o impacto económico do Mobile World Congress é estimado em cerca de 460 milhões de euros.

Vendo esses números, então, entende-se o terremoto econômico que levou ao cancelamento do Mobile World Congress 2020. O medo do Coronavírus e os números alarmantes de infecções que iam se tornando conhecidos fizeram com que poucas semanas antes da data prevista para sua inauguração a gotejamento incessante de cancelamentos. Empresas líderes no mundo da tecnologia anunciaram que estavam cancelando sua presença no evento por medo do COVID-19. Entre essas empresas podemos destacar nomes como Vodafone, SONY, Rakuten, Orange, Nokia, LG, Intel, Ericson, Deutsche Telekom ou Amazon. Diante dessa catarata de cancelamentos, a empresa organizadora do Mobile World Congress decidiu não comemorar.

Neste artigo queremos revisar um pouco a história do Mobile World Congress e dar uma olhada no futuro a partir deste presente absolutamente marcado pela pandemia COVID.

Origens do Mobile World Congress

A primeira celebração da feira móvel aconteceu em 1987. O evento serviu para apresentar ao mundo uma nova tecnologia: a da telefonia móvel. Na época, essa feira de tecnologia tinha o nome de GSM World Congress e servia para reunir os principais profissionais do setor. A feira inicial ainda estava longe de se tornar o que é hoje.

Foi em 2008 que a feira móvel, e para dar importância à então nascente rede 3G, passou a se chamar Congresso 3GSM. Atualmente, a feira mantém as iniciais GSM em seu nome. Não é de surpreender que a GSMA seja a empresa responsável pela organização do (esse é o nome completo) GSM Mobile World Congress.

Feira de barcelona

O GSM (Groupe Speciale Mobile) foi criado pela Confederação Europeia de Comunicações em 1982 e foi criado para criar um padrão para chamadas móveis a nível europeu. O facto de a Europa ser o principal motor desta nova tecnologia fez com que as diferentes feiras móveis se realizassem sempre nas cidades europeias. Os principais impulsionadores desta nova tecnologia foram, em 1986, França, Alemanha, Itália e Reino Unido, que assinaram um acordo entre si. Apenas um ano depois, 13 países já concordaram em usar o mesmo padrão para suas chamadas móveis. Em 1989, finalmente, todos os países do mundo aderiram ao projeto GSM e foi acordado que o GSM seria o padrão mundial de telefonia.

A feira mobile tem acontecido, ininterruptamente, em cidades como Nice (esta cidade francesa foi onde se realizou pela primeira vez), Berlim, Lisboa, Atenas, Madrid (onde se realizou em 1995, ano em que foi apresentado o SMS ) ou Cannes. 2005 foi o último ano em que o congresso móvel foi realizado na glamorosa cidade francesa. Dos anos em que o congresso móvel foi realizado em Cannes, uma imagem permanece para a história: a do navio de cruzeiro Siemens. Este navio era um grande barco amarelo que, atracado no porto de Cannes, acolhia apresentações, eventos, reuniões, etc. todos os anos.

A Feira de Barcelona e as acompanhantes

Todo mundo sabe que qualquer feira importante que haja atrai prostituição. E Barcelona não é exceção. Na época da bolha imobiliária, a rainha era a Construmat já que os profissionais dedicados à Construção eram os que movimentavam mais dinheiro naquela época e principalmente o dinheiro "Negro". Este era gasto em luxos e um desses luxos eram as acompanhantes que na altura cobravam discretamente entre 300 e 400 euros por hora. Agências antológicas de acompanhantes como Standing Models , Madame Cristina e Desire Vips dividiram o mercado de prostituição de luxo, mas aos poucos o GirlsBCN teve cada vez mais repercussão e acompanhantes independentes conseguiram "caçar" homens mais ricos e generosos para compartilhar momentos de luxo e paixão. Mas os melhores tempos da construção já passaram e a rainha de todas as feiras de Barcelona hoje é aquela com que estamos lidando hoje. Ao contrário da Construmat, esta é uma feira internacional o que faz com que as versões linguísticas do Girls BCN aumentem em visitas durante aquela semana em quantidades exorbitantes. Além disso, jornais de prestígio como "La Vanguardia" e "El Periódico" escreveram vários artigos sobre o assunto. E, certamente, as meninas nos dizem que, como hoje, o Barcelona não movimenta dinheiro. Esperamos que em breve possamos desfrutar desta feira novamente e que empresários e acompanhantes possam ter encontros tórridos após um dia difícil. E atenção, algumas das hospedeiras do congresso também atuam como acompanhantes ... não perca nenhum detalhe.

Hospedeiras e acompanhantes de congressos