Sextorção de usuários de diretórios de prostitutas online

Terça, 09 março 2021

Poucos clientes da prostituição em Espanha nunca fizeram uso de nenhuma das múltiplas plataformas de namoro online existentes no nosso país. Todos eles conhecem nomes como Slumi, Mileróticas, Nuevoloquo, Hott ou Pasion.com. Nesses sites de namoro, esses homens podem, sem dúvida, encontrar uma mulher que está de acordo com seus gostos. Todos os diretórios online de lumis na Espanha se orgulham de oferecer aos seus usuários uma ampla variedade de mulheres das mais diversas nacionalidades e das mais variadas características físicas e com as quais entrar em contato para desfrutar de um encontro sexual em troca de dinheiro.

Dentre todos eles há um que se destaca principalmente por oferecer um amplo leque de categorias de busca e por ser um site com um magnífico sistema de filtros que facilita e agiliza a busca por um determinado tipo de menina. Estas características fizeram deste site uma referência no setor, um dos mais visitados e um dos mais valorizados pelos puteros em toda a Espanha.

Esse site de que estamos falando é Pasion.com , uma página de anúncios de prostituição cujo nome adquiriu uma ressonância especial nos últimos tempos por uma razão que seus usuários não gostam de maneira alguma.

Como resultado de uma série de denúncias perante as diferentes Forças e Corpos de Segurança do Estado, estima-se que tenham havido cerca de 4.000 usuários de Pasion.com e, em menor medida, de outros diretórios online de anúncios de prostitutas na Espanha, aqueles que foram vítimas, em maior ou menor grau, de um crime de sextorção . Esta informação foi recolhida e reflectida nas suas informações nos principais portais de notícias espanhóis. Jornais digitais como elpais.com, heraldo.es, elmundo.es, 20minutos.es, elconfidencial.com ou láguardia.com, entre outros, têm falado sobre como diferentes esquemas de extorsão sexual têm atuado em várias partes do território nacional extorquindo milhares das vítimas.

O lento mas irrefreável fluxo de queixas permitiu à Polícia Nacional, bem como à Guarda Civil e outras forças policiais, como os Mossos d'Esquadra, descobrir a existência deste enorme complô de sextorção. As reclamações surgiram pela primeira vez em lugares tão distantes um do outro como Teruel e Palência. O fato de a mídia fazer eco a essas denúncias possibilitou que muitas outras pessoas afetadas dessem um passo à frente e ousassem denunciar, por sua vez, terem sido vítimas de chantagem sexual. Entre os afetados estava um famoso jogador de futebol aposentado que, em seu tempo ativo, foi titular em times como o FC Barcelona ou o time espanhol.

Como funcionou a chantagem sexual?

O sistema usado pelos extorsionários para realizar a chantagem foi o seguinte. Eles primeiro exibiram um anúncio falso no Pasion.com . Em seguida, esperaram que as potenciais vítimas entrassem em contato com a garota publicada no anúncio para obter o número de telefone dessa pessoa. Assim que o número de telefone foi obtido, eles começaram a fazer chantagem. Seja pelo WhatsApp, seja por telefone, os chantagistas sexuais ameaçaram suas vítimas com dois tipos de ameaças. Em alguns casos, foi-lhes dito que, se não pagassem, as suas famílias seriam informadas da sua condição de clientes da prostituição. Em outros, foi diretamente para a ameaça física.

Muitas das vítimas dessa extorsão sexual descobriram rapidamente que a chantagem não era uma chantagem única. Ou seja: não parou com a cobrança de um único valor. Os criminosos, mesmo que a vítima tivesse pago, repetiam periodicamente o seu pedido de dinheiro. Essa espiral de chantagem cíclica e repetitiva foi o que fez algumas vítimas dessa sextorção finalmente decidirem denunciar a situação às Forças de Segurança do Estado e ao Corpo de exército.

As investigações do mesmo permitiram descobrir várias coisas. Vamos destacar vários. Um: a chantagem sexual em massa foi realizada por vários grupos de chantagistas. Dois: que esses grupos funcionavam mais ou menos intimamente ligados. Terceiro: que, embora chantageassem pessoas de diferentes partes do território nacional, operavam de Valência. Quarto: que utilizassem pessoas retiradas da pobreza para que, em troca de dinheiro, aparecessem como titulares das mesmas contas bancárias em que as vítimas extorquidas deviam depositar o dinheiro reclamado pelos culpados deste crime de chantagem erótica.

Anúncios Pasion.com

Outros casos de extorsão sexual na Espanha

Além do caso mencionado, outros casos específicos ou relacionados surgiram nos últimos meses. Sem ir mais longe, quatro pessoas foram detidas em setembro do ano passado em cidades como Granada, Marbella e, novamente, Valência, como culpadas de um crime de sextorção.

Como no caso anterior, também aqui os chantagistas usaram como isca um falso anúncio publicado em uma plataforma de contato erótica. Assim que a vítima "picou" a isca, os integrantes dessa trama se fizeram passar por assassinos sob o comando de cafetões que, em tese, queriam "punir" os clientes da prostituição que, supostamente, haviam molestado suas meninas.

Neste caso, os criminosos enviaram às suas vítimas várias imagens mostrando homens ameaçadores encapuzados armados com armas de jogo. Nesse caso, que afetou 22 vítimas, elas foram levadas a crer que elas e seus parentes mais próximos estavam sendo vigiados.

Por que isso não pode acontecer no Girls Barcelona?

Após a aparição em vários portais de notícias e outros meios de comunicação (eles também foram ecoados por vários canais de televisão e algumas estações de rádio), muitas prostitutas se perguntaram o quão seguro são os sites de contato com prostitutas como aqueles citados no início deste anúncio. Os anúncios online de prostitutas são seguros? Você pode entrar em contato com as garotas anunciadas neles com total confiança?

Certamente, há muitos homens que contatam lumis graças a essas plataformas e sua experiência é média ou mesmo altamente satisfatória. Mas também é verdade que os casos citados ocorreram e que ocorreram, em grande medida, porque há pouco controle sobre os anúncios publicados. As meninas que publicam anúncios em muitos desses sites o fazem sem nenhum controle sobre o conteúdo de tal anúncio ou sua veracidade. Na verdade, existem páginas onde você pode encontrar diferentes perfis da mesma garota.

A autogestão por parte dos anunciantes dos seus próprios anúncios nas páginas dos anúncios de prostitutas e a falta de uma pessoa que se encarregue de efectuar, numa perspectiva estritamente profissional, o controlo dos anúncios que veem, são os principais factores que , junto com a vontade criminosa daqueles que não respeitam a privacidade alheia, tornam a sextorção possível.

Uma forma de dificultar a ocorrência de situações de chantagem sexual como as descritas neste artigo é empoderar a figura daquele encarregado de verificar, controlar e decidir quais anúncios podem ser veiculados e quais não são como no nosso Site do Girls Barcelona. A tarefa dessa pessoa proporciona segurança ao usuário de um site e confere-lhe prestígio. Saber que quando você olha um anúncio de prostituta online certamente está olhando o anúncio de uma garota de verdade que, aliás, é a mesma que a que veem nas fotos, dá uma segurança inestimável. Bem, sim: tem um preço de qualidade.

Os diretórios online de qualidade de anúncios de acompanhantes devem-se à existência de tal controle e à sua exaustividade. São esses fatores que dão ao cliente da prostituição a segurança necessária para viver uma experiência plenamente satisfatória, longe de qualquer espectro de chantagem sexual.

Chantagista sexual