Lugares para desconectar em Barcelona

Terça, 17 novembro 2020

Barcelona é uma cidade densamente povoada, especialmente em alguns bairros. É também uma cidade com muito trânsito e, portanto, com muito ruído de fundo. Como qualquer cidade ativa e comercial, Barcelona pode gerar estresse para quem nela mora e quem a visita. Por isso é importante encontrar recantos na cidade onde possa relaxar e fugir. Neste post vamos recomendar alguns desses lugares para relaxar em Barcelona. Bastará você passar por um deles para recuperar a calma e desfrutar de um momento de paz e sossego.

Praia de Barceloneta

La Barceloneta é o bairro piscatório por excelência de Barcelona. Ou foi na época dele, quando a pesca ainda fazia parte do cotidiano da cidade. Construído sobre uma faixa triangular de terreno que se projeta nas águas do Mediterrâneo, este bairro foi construído no século XVIII para acomodar os barcelonenses que, no bairro Ribera, perderam suas casas quando a cidade foi construída. Ciutadella.

Este bairro de Barcelona para relaxar é um bairro de ruas estreitas e retas e é ladeado de um lado pelos barcos que atracam no porto e pelas praias. A Praia de Barceloneta, outrora repleta de bares de praia, é hoje um excelente local para relaxar contemplando o mar ou passeando por ele após ter comido ou comido em algum dos muitos restaurantes e bares de tapas do bairro.

A Barceloneta

Jardim Botânico

O Jardim Botânico, localizado no Parque Montjuïc, é outro dos lugares ideais para se desconectar no BCN. Um bom número de espécies de plantas típicas do clima mediterrâneo estão presentes nela. Visitar este lugar para esquecer o estresse de Barcelona é visitar uma paisagem em plena mudança. A gestão do Jardim Botânico de Barcelona tenta, todos os anos, reproduzir novas espécies no seu viveiro para incorporá-las à riqueza vegetal do jardim. Às vezes, essas espécies estão perfeitamente adaptadas e sobrevivem. Em outros, não. Mas esse trabalho disciplinado serviu para mostrar que as paisagens da bacia do Mediterrâneo podem se tornar muito semelhantes a algumas paisagens sul-africanas, chilenas, australianas ou californianas.

Neste fantástico jardim, que tem uma área de 14 hectares, estão representadas cerca de 1.350 espécies de plantas. A meta, porém, é representar 4.000 espécies de todo o mundo. Todas as espécies que fazem parte do jardim são agrupadas de acordo com sua origem. Tentar recriar artificialmente os diferentes ecossistemas naturais é uma das grandes tarefas realizadas pela equipa neste fantástico local para passear em Barcelona.

Parque Guell

Quem quiser relaxar assistindo a um fantástico pôr do sol em Barcelona pode fazê-lo em um dos recantos mais emblemáticos e fotografados de Barcelona: o Parque Güell.

O autor deste parque, o famoso e brilhante arquiteto Antoni Gaudí, inicialmente o planejou como uma cidade-jardim no mais puro estilo inglês. Finalmente se tornou o parque público mais famoso de Barcelona e o mais visitado pelos turistas, o Parque Güell é um magnífico exemplo de como Gaudí tentou combinar natureza e arquitetura em muitas de suas obras.

Das quarenta casas unifamiliares que seriam construídas nos 15 hectares da propriedade, que pertencia ao milionário patrono Eusebi Güell, apenas duas foram construídas. Um deles, onde o arquiteto veio morar, é hoje a Casa-Museu de Gaudí. O parque inclui viadutos, alpendres, caminhos, etc. todos desenhados pelo arquitecto catalão, que o construiu entre 1900 e 1914.

Entre todos os recantos deste fantástico lugar para relaxar em Barcelona podemos destacar a sua escadaria com o seu famoso e colorido dragão de cerâmica, o banco ondulado e de cerâmica da grande praça e a sala hipostilo formada por 86 colunas que suportam o peso do referido quadrado.

O Parque Güell foi declarado Patrimônio Mundial em 1984.

Parque Guell

Citadel Park

O Parque de la Ciudadela (Parc de la Ciutadella) é um dos pulmões de Barcelona. Recebe esse nome porque ocupa o lugar ocupado pela cidadela militar que Felipe V mandou construir em Barcelona após a Guerra da Sucessão. Para a construção desta fortaleza militar foi necessário demolir todas as casas que ocupavam aquele espaço no bairro da Ribera. As 4.500 pessoas despejadas foram transferidas, como indicamos anteriormente, para um bairro recém-construído: Barceloneta.

Após a Revolução de 1868, a cidadela foi demolida. Dele, atualmente, restam apenas o Palácio do Governador, a capela e o arsenal. No edifício que costumava funcionar como arsenal encontra-se atualmente a sede do Parlamento da Catalunha.

Em 1888, e por ocasião da Exposição Universal, o parque foi construído. Nele se destacam duas construções muito marcantes: sua bela e monumental cachoeira e o chamado Castelo dos Três Dragões, que atualmente funciona como Museu de Zoologia. As suas extensas zonas ajardinadas, os seus bosques, o seu lago, a sua estufa e o facto de albergar o Jardim Zoológico de Barcelona fazem do Parque da Ciudadela um recanto ideal para desligar em Barcelona.

Parque do Labirinto da Horta

O Parque do Labirinto, localizado na zona norte da cidade, no distrito de Horta-Guinardó, é o parque mais antigo da cidade. Projetado em 1792 por um engenheiro italiano, ocupa o terreno que já foi propriedade do Marquês de Llupià e Alfarràs, Joan Desvalls.

Hoje, este jardim romântico para relaxar em Barcelona ocupa 55 hectares. São parcialmente paisagísticos seguindo as diretrizes estilísticas dos jardins neoclássicos da época. No jardim encontramos pequenas praças, canteiros de flores, árvores de grande porte e uma cachoeira.

O parque também possui uma área densamente arborizada. Esta área confere ao Parque del Laberinto um ar marcadamente romântico e repleto de recantos onde se pode esquecer tudo. Alguns desses cantos são decorados com esculturas de caráter mitológico. No parque também podemos encontrar a chamada "Torre Soberana". Este edifício nada mais é do que uma antiga quinta do século XIV que, no século XIX, foi redecorada em estilo arabesco.

Este parque para desestressar em Barcelona recebe o nome do labirinto vegetal que, feito com ciprestes, serve como área de lazer e jogos.

Cervantes Park

Bem ao lado da entrada de Barcelona na Avenida Diagonal está um dos parques menos conhecidos e mais atraentes de Barcelona: Parque Cervantes ou, popularmente, Parque de la Rosaleda.

Este espaço verde para relaxar em BCN é popularmente chamado assim porque cerca de 250 variedades de rosas são exibidas nele. Neste parque de Barcelona existem rosas e roseiras de todos os tipos, tamanhos e cores: vermelho, amarelo, azul ...

O Parque Cervantes, localizado no exclusivo bairro de Pedralbes, ocupa cerca de 9 hectares de superfície. Destes, 4 são ocupados pelo próprio jardim de rosas. Cerca de 10.000 roseiras crescem lá. O resto do espaço é ideal para correr, andar de bicicleta, ginástica, ioga ao ar livre, etc.

Palácio Real de Pedralbes

Perto do Parque Cervantes, e com entrada pela Avenida Diagonal, está o Palácio Real de Pedralbes, um recanto ideal para esquecer tudo em Barcelona.

Localizado no distrito de Les Corts, este edifício era originalmente uma propriedade rural na qual havia uma casa de fazenda (Can Feliu). Depois que a propriedade e outra adjacente foram compradas pelo conde Eusebi Güell, foi ele quem encomendou ao arquiteto Joan Martorell a construção de um palácio de estilo caribenho. Esta, acompanhada por uma capela neogótica, estava rodeada de esplêndidos e belos jardins. Algum tempo depois, Güell encomendou a reforma da casa ao arquiteto-chefe: Antoni Gaudí.

O gênio catalão foi o responsável por essa reforma e construiu uma cerca, bem como os pavilhões de gol. Ele também foi parcialmente responsável pelo projeto dos jardins que circundam o palácio. Ali foram plantados vários tipos de plantas mediterrânicas (eucalipto, pinheiro, cipreste, magnólias, palmeiras ...), duas fontes e uma pérgula. Entre 1919 e 1931, o Palácio de Pedralbes foi residência da Família Real Espanhola por ocasião da sua visita à cidade. Hoje, o Palácio abriga apenas o secretariado da União para o Mediterrâneo. Claro: caminhar por seus jardins ainda é uma boa maneira de relaxar em Barcelona.

Fonte Mágica de Montjuïc

Montjuïc inteiro é um espaço magnífico para escapar em BCN. Cheio de lugares para visitar (o Museu Nacional de Arte da Catalunha, o Castelo, a Fundació Joan Miró, a Vila Espanhola, o Caixaforum, o Museu de Arqueologia da Catalunha, o Jardim Botânico, o Estádio Lluís Companys, o Palau Sant Jordi, o Teatre Grec ...) e jardins e recantos para desfrutar ao ar livre, existe um local, no entanto, que adquire, pelo seu inegável atractivo turístico, uma relevância especial: a Fonte Mágica.

A Fonte Mágica de Montjuïc oferece a quem a contempla em funcionamento um maravilhoso e mágico espetáculo de luz, música e água. Projetada pelo engenheiro Carles Boïgas e inaugurada por ocasião da Exposição Universal de 1929, a fonte tem nada mais nada menos que 7 bilhões de combinações viáveis de água e eletricidade.

Para oferecer este espetáculo maravilhoso, ideal para dar asas à imaginação e esquecer o stress em Barcelona, a fonte põe em movimento 2.600 litros de água que dançam e se iluminam ao ritmo de todos os tipos de canções. Quem quiser curtir essa maravilha deve verificar os horários em que os shows são oferecidos, pois variam muito ao longo do ano.

Sem dúvida, qualquer um desses cantos pode ser usado para relaxar em Barcelona. Desconectar-se do estresse diário em qualquer um deles é simples, mas existem muitos mais. Poderíamos citar, por exemplo, os Búnkes del Carmelo (localizados no topo do Turó de la Rovira e que são os restos de baterias antiaéreas usadas durante a Guerra Civil), ou o recinto modernista do Hospital de Sant Pau (obra do arquiteto Lluís Domènech i Montaner), ou a estrada de Aigües (um caminho de fácil acesso que, situado na serra de Collserola, se torna um magnífico miradouro sobre a cidade e um excelente local para passear ou praticar desporto).

Poderíamos citar todos esses recantos e mais alguns, mas vamos deixar-vos esses oito lugares para relaxar em Barcelona para que possa escolher um deles e se libertar do stress e agitação da vida urbana.

Fontes de Montjuic